Notícias

Conheça os benefícios do compensado

Você já deve ter ouvido falar no compensado. Quando você planeja comprar um móvel novo e procura informações sobre a matéria-prima e o vendedor responde: é compensado! 

Mas, você saberia explicar o que é? 

Esse tipo de madeira multilaminada conta com finas placas de entalho de madeira. É versátil, durável e conta com diferentes usos. Para se chegar ao produto, é feito o empilhando de folhas finas, uma sob a outra, numa espécie de sanduiche. 

Esse procedimento pode ter diversos tipos de resultados, com diferentes características, o que permite ao compensado grande diversidade de formas físicas e de preços. 

O compensado também é resistente a rachaduras, a torção e tem um grande nível de força. É prático e, por ser um material eclético, são inúmeras as possiblidades em diversos tipos de ambiente, substituindo até outros materiais. 

Também existem diferentes tipos de compensado, sempre de acordo com a finalidade do seu projeto. São eles:

Compensado marítimo- caracterizado pela sua alta resistência, já que há mais quantidades de camadas. Bastante durável e recomendado para uso em áreas úmidas. Muito bem-aceito em bancadas de cozinha e banheiro.
 

Multilaminado- geralmente composto por resina fenólica (WBP) ou cola branca, ureia e formol. Uma variedade de lâminas com espessura entre 2.0 e 3.7 milímetros compõem o multilaminado. Esse tipo é mais usado na confecção de prateleiras, armários e revestimentos.


Assoalho- por ser uma placa mais leve se comparada ao assoalho tradicional, o assoalho de compensado destaca-se pela praticidade de instalação e estabilidade dimensional.


Antiderrapante– é composto por lâminas coladas com revestimentos especiais e resina. É feito um tratamento antiderrapante em uma das faces, com tinta impermeabilizante nas bordas. É resistente a derrapagem e utilizado em palcos, pisos e passarelas.

Utilidade na decoração 

Se você é daquelas pessoas que adoram fazer seus próprios móveis ou simplesmente personalizar os ambientes, prepare-se para encontrar nos compensados um mundo de possibilidades. 

O compensado permite ao ambiente um visual natural, típico muitas vezes do estilo rústico. Normalmente, sequer é necessário usar tintas, embora sua superfície aceite bem tintas e revestimentos em tecidos. 

Uma das principais vantagens é que suas cores claras se encaixam perfeitamente nos estilos minimalistas que estão em alta atualmente. A decoração escandinava, uma grande tendência, pode agregar muito ao compensado. 

O efeito do compensado na decoração é a sensação do aconchego. É possível uma vasta combinação de tecidos, plantas e outros elementos que lembram a natureza. 

Você pode usar o tipo marítimo para compor visuais incríveis no banheiro e na cozinha, já que esta é a qualidade mais resistente à umidade. Utilize a madeira para criar revestimentos diferenciados nas paredes da sua casa. 

Quem tem intimidade com a serra tico-tico pode estruturar móveis personalizados na madeira compensada. Isso porque o material é ideal para esta finalidade. Se você nunca fez um móvel, comece estruturando peças retas. Conforme suas habilidades aumentam, você pode criar novas peças diferenciadas. 

Entre os destaques de móveis personalizados, na internet você confere diversos modelos de cozinhas planejadas estruturadas em compensado. É uma forma de fazer um móvel personalizado e barato, levando em conta que uma cozinha planejada costuma sair bastante caro. 

Outra possibilidade é utilizar no quarto, na parte de cabeceira. Combine fazendo criados-mudos no mesmo material. Fica muito diferente. 

Outra dica de estilo são os conhecidos nichos. São ótimos para aproveitar espaço vertical dos quartos, cozinha, banheiro. Com eles é possível abusar da cor, formato e tamanho. Qualquer cantinho pode se tornar especial. 

O compensado é bastante versátil. Vale a pena realizar experimentos na decoração da sua casa usando esse tipo de madeira. Você vai se surpreender com os resultados.